sábado, 13 de fevereiro de 2010

Vancouver 2010

Começa hoje os Jogos Olimpicos de inverno em Vancouver, Canadá,
Cerca de 5,5 mil atletas de 80 países participarão de 86 eventos, que serão realizados entre 12 a 28 de fevereiro. Alguns eventos serão realizados nas cidades de Whistler, Richmond e West Vancouver, próximas a Vancouver.As Olimpíadas de Inverno de Vancouver 2010 serão os terceiros Jogos Olímpicos realizados no Canadá. O país foi sede dos Jogos Olímpicos de Verão em 1976, em Montreal, e dos Jogos Olímpicos de Inverno em 1988, em Calgary.

Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 terão a inclusão de dois eventos de ski cross no esqui estilo livre, em relação aos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim 2006. As modalidades são (eventos em parênteses): Biatlo , Bobsleigh , Combinado nórdico, Curling , Esqui alpino , Esqui cross-country, Esqui estilo livre, Hóquei no gelo , Luge, Patinação artística, Patinação de velocidade , Patinação de velocidade em pista curta, Salto de esqui, Skeleton e Snowboard .

O que são os Jogos Olímpicos de Inverno?
São os Jogos Olímpicos que reúnem as provas esportivas executadas no gelo ou na neve. A primeira edição foi realizada em 1924 em Chamonix, França. Os jogos de 1940 de Sapporo no Japão e 1944 de Cortina d'Ampezzo na Itália foram cancelados devido à Segunda Guerra Mundial.

Até 1992 os Jogos Olímpicos de Inverno eram realizados no mesmo ano que os Jogos de Verão. Em 1994, a tradição de realizar os jogos de quatro em quatro anos foi quebrada para que, a partir de então, os Jogos de Inverno fossem realizados em anos diferentes dos Jogos de Verão.

Os Jogos de Inverno já foram realizados em dez países: Estados Unidos, França, Noruega, Áustria, Japão, Itália, Suíça, Alemanha, Iugoslávia e Canadá.

Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno - Vancouver 2010
Cinco atletas representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010. Esta será a sexta participação nas Olimpíadas de Inverno, as outras foram em 1992, 1994, 1998, 2002 e 2006. Os atletas brasileiros competirão no esqui alpino, esqui cross-country e snowboard.


Medalhas dos Jogos Olímpicos de Inverno - Vancouver 2010
As medalhas dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 tem formas diferentes. As formas ondulantes das medalhas de Vancouver são inspiradas nas montanhas da Colúmbia Britânica, oceano e neve. As faces das medalhas foram inspiradas nos primeiros povos da região. Cada medalha da Olimpíadas é única.


• Esqui alpino
• Esqui cross country
• Esqui livre
• Hóquei no gelo
• Patinação artística
• Patinação de velocidade
• Salto de esqui
• Skeleton
• Snowboard
• Luge (Trenó)


História dos Jogos Olímpicos de Inverno
Em 1894, um dos esportes propostos na criação do COI (Comitê Olímpico Internacional) foi a patinagem no gelo. O esporte foi introduzido apenas nos Jogos Olímpicos de Verão de 1908 em Londres. Três anos depois foi proposta uma semana com esportes de Inverno dentro dos Jogos Olímpicos de Verão de 1912, em Estocolmo. A ideia foi rejeitada pelos organizadores, que prefiram promover os Jogos Nórdicos, competição precursora dos jogos do inverno. Os Jogos Nórdicos foi o primeiro evento multi-desportivo realizados entre 1901 e 1926 com participação quase exclusivamente de atletas suecos.

O sonho de realizar uma Olimpíada de Inverno não havia morrido. Na Olimpíada de 1916 novamente foi proposta uma Semana de Jogos de Inverno, mas a Primeira Guerra Mundial cancelou os Jogos Olímpicos de Berlim. Após a Guerra a patinagem artística e o hóquei no gelo estiveram presentes nos Jogos Olímpicos de 1920. No ano seguinte o COI decidiu criar as Olimpíadas de Inverno. A primeira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno foi na cidade francesa de Chamonix. Os jogos reuniram as provas esportivas executadas no gelo ou na neve.



Um comentário:

  1. Realmente surpreendente saber que pessoas em um país tropical se interesam por esportes de inverno, já que aqui não temos neve!
    Isso é o que chamo de globalização! LOL

    ResponderExcluir