segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Trilhas sonoras, as trilhas da vida \o/




Não há como fazer um filme sem uma trilha sonora, tanto que alguns, raros, mas existentes, consistem basicamente nela como em “O Náufrago”, em que quase não há falas e os compassos compostos por Alan Silvestri ( que também compôs “Van Helsing”, “O Expresso Polar”, “O Retorno da Múmia”, “De Volta Para o Futuro”...) nos contam a história passada no filme, há outro filmes, que tem como seu tema a música como Escola do Rock entre muitos outros, há também aqueles que consistem basicamente em músicas que, quando cantadas são a voz do personagem, e nós as chamamos de músicais.

A música faz parte de nossas vidas, e em um filme, cada nota tocada, por cada instrumento de uma orquestra, em sinfonia passa sentimento, e juntando as imagens do filme, nos passa a emoção de tristeza, alegria, nos comove e nos faz pensar. Os incríveis compositores que tem a honra de criar esta arte, fazendo a música deles ficarem na história. Que não lembra de Enni Morricone e os seus temas do filmes sobre o velho oeste? Hans Zimmer que nos passa diversas emoção em filmes como “O Rei Leão”, a trilogia de “Piratas do Caribe”, “O Ultimo Samurai”, “Gladiador”,” Batman”," Rei Arthur", " Anjos e Demônios", " Madagascar 2", " Kung Fu Panda", " O Codigo Da Vinci", "Principe do Egito", "O som do Coração", " O Amor não Tira Férias" Melhor Impossível",e atualmente " Sherlock Holmes", entre tantos outros filmes que marcaram as nossas vidas! Assim como John Williams com o clássico “Star Wars”, “Um Violinista no Telhado”, “Tubarão”, “E.T.” “A Lista de Schindler”, " Indiana Jons", "Harry Potter", "Memórias de uma Gueixa",...Danny Elfman que compôs “Batman - O Retorno” , “MIB - Homens de Preto” “Homem-Aranha” , “Hulk” e “Hellboy II - O Exército Dourado” , James Horner com o inesquecível "Titanic", " Coração Valente", " Uma Mente Brilhante", ... Nino Rota em “O Poderoso Chefão”, Clint Mansell compondo para os filmes “Fonte da Vida” e “Réquiem Para um Sonho”, Howard Shore, que fez na belíssima trilogia de “O Senhor dos Anéis” um trabalho impecável que nos transmite muita emoção, assim como em “Philadelphia”,... Vamgelis com a clássica “Carruagem de Fogo” , Jerry Goldsmith em “Rambo - Programado Para Matar”, “Jornada nas Estrelas”, e a animação da Disney, “Mulan”, Klaus Badelt, que juntamente com Hans Zimmer, compos a trilha sonora de "Piratas do Caride: A maldição da Pérola Negra", entre muitos outros grandes compositores que existem pelo mundo.



Estas músicas nos fazem sonhar e viajar por mundos distantes, nos fazem entrar no filme e sentir o que os personagens estão sentindo. É normal ouvir uma música em um programa de TV, ou em qualquer lugar, e ao seu lado alguém falar: “Esta música não é daquele filme...”. É isso que a trilha sonora faz no filme, durante ele, ela transmite sentimentos ( e depois também), mas após o termino do filme, mesmo que seja décadas depois, você vai lembrar que uma determinada música, pertence a um determinado filme.

A música é uma arte, a música guia a dança, os filmes, o teatro, guia as nossas vidas. A música é uma emoção, é o relato de uma experiência vivida, é o som que embala os nossos sonhos, que nos faz viajar, sonhar, brincar e chorar. Música é algo que contagia á várias gerações, é algo imortal, é algo sem igual. A música é a nossa vida, e são os seus compassos que contam a nossa história!


Conheça mais sobre estes e outros compositores clicando aqui!


Nenhum comentário:

Postar um comentário