sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Uma data muito especial!

Todos lembram do filme da Disney: “Mulan”, não é? Este filme, para quem não sabe, se passa na China, e como estamos chegando perto de uma data muito especial para os chineses, resolvi fazer este “artigo”. Pode ser comprido, mas espero que vocês gostem ^^.

Para a maioria das nações, o Ano Novo é comemorado na virada do dia 31 de dezembro para o dia 01 de janeiro, segundo o calendário gregoriano. Já na China, o Ano Novo é comemorado segundo o calendário lunar. As diferenças entre os dois calendários fazem que a data de início de cada ano-novo chinês caia a cada ano em uma data diferente do calendário ocidental.

Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze se apresentaram, Buda em agradecimento os transformou nos signos da Astrologia chinesa.Os doze animais do Horóscopo chinês a que correspondem os anos chineses são, de acordo com a ordem que teriam se apresentado a Buda na lenda acima citada: rato, búfalo, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e o javali.

Neste período tudo obedece a rituais, desde a comida à roupa, havendo lugar a diferentes práticas todos os dias. O vermelho e o dourado são as cores oficiais da data, segundo os chineses elas são responsáveis por trazer boa sorte aqueles que as usam, principalmente em roupas novas. Assim como na comemoração ocidental do Ano Novo, os chineses consumam reunir-se em família e produzirem uma mesa farta na noite da véspera do Ano Novo Chinês.

O 8° dia do 12 mês lunar, dia do Festival Laba, marca o início das celebrações. Neste dia é tradição comer-se um prato de arroz (laba zhou), feito com arroz glutinoso, feijão vermelho e outros ingredientes. O preparado é feito no dia anterior e varia de local para local. No Norte é doce e no Sul é salgado.
No 23º dia do último mês lunar, eles oferecem comida ao Deus da Cozinha, que segundo eles é o responsável pela prosperidade familiar. Também costumam colar nas portas e janelas das casas papéis vermelhos com dizeres de bom agouro em dourado, os Tao Fu, para atrair bons fluídos e proteger quem mora ali.festival"

O 28° dia da 12ª lua é conhecido como o dia para lavar as impurezas. Faz-se uma limpeza geral às casas, para que toda a má sorte seja varrida do seu interior e da vida dos seus proprietários. Algumas pessoas chegam mesmo a pintar as portas e janelas para que tudo pareça novo e fresco.

A véspera do Ano Novo, o 29 ou o 30 dia da 12ª lua, é certamente o dia mais excitante. O jantar de família (Tuan Nian Fan). Em algumas famílias, se um dos elementos não consegue estar presente no jantar, o seu lugar é deixado vago na mesa e, como se estivesse presente, é-lhe servida a comida. Neste jantar nem os antepassados são esquecidos. Também eles partilham do banquete.

Para quem segue à risca o protocolo, toda a comida tem de ser preparada antes doAno Novo, para que todos os objetos cortantes sejam escondidos, evitando-se assim que a boa sorte seja cortada.Quando o relógio marca meia noite, todos comem um bolinho chinês cozido (conhecido pelos ocidentais como guioza). Os mais velhos presenteiam os mais jovens e solteiros com dinheiro , cuja entrega é feita dentro de um envelope vermelho, que por superstição não deve ser aberto na frente de quem presenteia. Logo depois se inicia a tradicional queima de fogos, jogos e brincadeiras, o festejo só termina ao amanhecer do novo ano. Tradicionalmente, no primeiro dia do ano, as pessoas dedicam-se a visitar parentes e amigos.

Ao 15 dia as comemorações chegam ao fim, e é quando acontece a Festa das Lanternas: em chinês ele é chamado de Yuan Xiao Jie - o festival de Yuan Xiao. "Yuan" significa aqui o primeiro mês do ano, "Xiao" significa "a noite", e "Jie" significa "o . O nome veio porque esta é a primeira noite de lua cheia depois do Ano Novo. Nesta noite pessoas comem uma comida especial chamada de Yuan Xiao, ou podem participar de uma feira das lanternas, e decifram as charadas das lanternas. Em muitas áreas, nesta noite há também outras celebrações, como a encenação da Dança do Leão e da Dança do Dragão que simbolizam o desejo de boa sorte, poder, fertilidade e sabedoria para o ano que começa, entre outras danças folclóricas. Para alguns chineses, este é também o Dia dos Namorados, embora já não seja uma tradição muito generalizada.

Em 2010, o ano novo será comemorado no dia 14 de Fevereiro, e é ano do tigre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário