sábado, 6 de fevereiro de 2010

Vovô Tolkien manda!!!



Tolkien...para muitos (como eu), um dos melhores (se não o) escritores no gênero de fantasia da história. Quando lemos (ou assistímos) algo relacionado ao imenso mundo que ele criou, é como que nos entremos na terra média, e nos sentimos parte da história. Criador de novos “idiomas”,como o Quenya, o Angerthas, o Tengwar... John Ronald Reuel Tolkien nasceu em Bloemfontein, África do Sul, no dia 3 de janeiro de 1892. Lutou na Primeira Guerra Mundial, onde começou a escrever os primeiros rascunhos do que se tornaria o seu "mundo secundário" complexo e cheio de vida, denominado Arda. Tornou-se filólogo e professor universitário, tendo sido professor de anglo-saxão, de inglês e Literatura inglesa na Universidade de Oxford. Tolkien ficou conhecido como o "pai da moderna literatura fantástica".Sua obra influenciou toda uma geração.Católico fervoroso, foi grande amigo de C.S. Lewis, autor de As Crônicas de Nárnia, ambos membros do grupo de literatura The Inklings. De fato, O Senhor dos Anéis provavelmente não existiria sem o incentivo de C. S. Lewis, que aliás foi o primeiro a ouvir a história, e Tolkien jamais deixou de admirar a grande inteligência de Lewis.

Na noite do seu vigésimo primeiro aniversário, Tolkien escreveu a Edith Bratt(uma talentosa pianista, ficou órfã. Naquele mesmo ano ela encontrou Tolkien e seu irmão mais novo Hilary Tolkien, que se mudavam para a mesma pensão que Edith. Apesar de ser três anos mais velha, no verão de 1909 eles se apaixonaram, e antes do fim daquele ano o guardião de Tolkien, Padre Francis Xavier Morgan, descobriu o relacionamento e proibiu o garoto de vê-la até completar 21 anos)convenceu-a a casar-se com ele. Juntos eles tiveram quatro filhos: John Francis Reuel Tolkien, Michael Hilary Reuel Tolkien, Christopher John Reuel Tolkien(ajudou o pai na fase ainda de gestação do Senhor dos Anéis, interpretando os mapas por vezes contraditórios do pai para os mapas da Terra-média para produzir as versões usadas nos livros. Após a morte do pai, ele se responsabilizou por editar e publicar as obras de J.R.R. Tolkien) e Priscilla Anne Reuel Tolkien .

Tolkien era um pai devoto. Era costume de Tolkien contar histórias( que mais tarde virariam livros) , criadas por ele próprio, para seus filhos como Roverandom, escrito quando um deles perdeu um cachorrinho de brinquedo na praia. Além disso, Tolkien mandava todos os anos cartas do Papai Noel quando os filhos eram mais jovens. Havia mais e mais personagens a cada ano, como o Urso Polar, o ajudante do Papai Noel, o Boneco de Neve, Ilbereth, sua secretária, e vários outros personagens menores. A maioria deles contava como estavam as coisas no Pólo Norte. Mestre Gil de Ham foi outra história contada para entreter os filhos.

O surgimento do épico:

Certo dia, quando corrigia provas da faculdade, ele se deparou com uma folha em branco (agradeço o cara de deixou esta folha em branco ^^) e, movido por um impulso inexplicável, escreveu nela:

"Numa toca no chão vivia um hobbit".

A partir disso criou (somente dois anos depois) mais uma história para seus filhos, com as aventuras do hobbit Bilbo que viraria o famoso livro “Lá e de volta outra vez “ (“There and Back Again”) mais conhecido como “ O Hobbit”. Este foi o livro que “iniciou” a saga que deu origem a trilogia de O “Senhor dos Anéis” (“The Lord of the Rings”)decidiu escrever a continuação, mas a história demorou mais de 16 anos para ser escrita e se tornou um épico de mais de mil páginas. Publicado em três volumes, "O Senhor dos Anéis", foi lançados de 1954 a 1955. O sucesso, estrondoso, surpreendeu a todos, inclusive a Tolkien. Após isso, Tolkien continuou escrevendo ( ou reescrevendo) vários livros e posteriormente, até mesmo após a sua morte. Embora pretendesse publicar O Silmarillion junto com O Senhor dos Anéis, ele morreu em 1973 sem terminá-lo.Por isso Christopher Tolkien começou a organizar o material tendo que as vezes até adivinhar o que seu pai queria. O Silmarillion foi seguido pelos Contos Inacabados “ Histórias sobre a terra média “(“History of Middle-Earth”), “Os Filhos de Húrin” (“The Children of Húrin”),... e continua concluindo e publicando os projetos de seu pai até hoje.

Alguns livros de Tolkien já publicados são:

* O Hobbit
* O Senhor dos Anéis
* O Silmarillion
* Contos Inacabados
* Os Filhos de Húrin
* Roverandom
* Mestre Gil de Ham
* Sobre Histórias de Fadas

O mundo artístico também foi muito influenciado por Tolkien. O cinema (principalmente a trilogia "O Senhor dos Anéis"), a música, o RPG , os desenhos animados, a literatura, as histórias em quadrinhos, outros livros como : Eragon, de Christopher Paolini, os jogos de computador e até mesmo a Internet, com milhares de websites dedicados a sua obra sofreram inúmeras influências do escritor freqüentemente aclamado como o maior autor do século XX em pesquisas de opinião( eu concordo ^^)

A criação de mundos complexos como a Terra-Média também deram uma arejada à literatura ficcional, além de inaugurar um novo gênero literário, a literatura fantástica, algo de que Tolkien sentia falta na literatura. Muitos autores também criaram seus mundos próprios e essa realidade virtual criada por Tolkien.
Não há palavras para descrever o que Tolkien era. Um “sonhador”, escritor nato, e criador da maior história já contada no século XX. Tolkien criou toda uma mitologia, e não sei se um dia algum escritor de literatura fantástica, poderá alcançar os seus feitos!



Um comentário:

  1. Muito bom! Mas discordo quanto ao fato de ele ser o melhor. J. K. Rowling para mim é a melhor!
    Mas não tiro o mérito de Tolkien, ele realmente foi muito importante para a literatura, não só a fantástica, como a literatura em geral.

    ResponderExcluir